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9 passos fundamentais para aprender como organizar uma SIPAT

9 passos fundamentais para aprender como organizar uma SIPAT
30/09/2022Cristiano CecattoArtigos

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem muitas responsabilidades anualmente. Mas saber como organizar uma SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) está entre as principais. E neste post vamos explicar a importância em planejá-la para aumentar a conscientização dos trabalhadores sobre a saúde.

O que é a SIPAT?

Antes de falarmos sobre como organizar uma SIPAT, vale destacar o que é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho: o significado da palavra está no planejamento de um evento focado na importância da prevenção aos acidentes de trabalho.

Qual NR fala sobre a SIPAT?

Organizar uma SIPAT é algo previsto em lei segundo a NR-5 e a Portaria nº 3.214. Nela, consta que a CIPA tem a responsabilidade de “promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT”.

Como organizar uma SIPAT

O primeiro passo a seguir, para você que deseja aprender como organizar uma SIPAT, consiste em montar o passo a passo da semana e realizar encontros periódicos (e antecipados) para planejar o evento 

Inclusive, é recomendável documentar as decisões e reuniões e ter uma ata específica para cada um deles. Assim, cada edição da SIPAT acontece com mais facilidade, organização e eficiência operacional.

Confira, então, o passo a passo para organizar uma SIPAT!

1. Organização com antecedência

Saiba, antecipadamente, quais são os objetivos, o tema e as equipes que vão liderar o projeto. Com reuniões organizadas com antecedência, é possível planejar a semana inteira da SIPAT e inclusive considerar planos de ação contra todo tipo de imprevisto.

Confira alguns assuntos que devem ser previamente esclarecidos para facilitar a organização do evento:

  • temas (principais e complementares);
  • atividades realizadas;
  • recursos necessários;
  • data da SIPAT;
  • responsáveis.

Três trabalhadores com capacete, óculos de segurança e colete amarelo de segurando apontando para câmera e sorrindo felizes, simbolizando a SIPAT

2. Colaboração da CIPA

A CIPA é a equipe planejadora da SIPAT. Por meio de um time dedicado a esse projeto, é possível organizar uma SIPAT de sucesso!

Qual é a diferença entre CIPA e SIPAT?

A CIPA é a comissão responsável por organizar uma SIPAT — que, por sua vez, é uma ação com duração de uma semana e focada exclusivamente em atividades para conscientizar os colaboradores a respeito da prevenção aos acidentes de trabalho.

Quem deve elaborar a SIPAT?

No geral, a SIPAT é organizada pelo time da CIPA e pode contar, ainda, com profissionais de recursos humanos e também Técnicos de Segurança do Trabalho.

3. Brainstorm de ideias para SIPAT em parceria com a CIPA

Hora de considerar os temas para a SIPAT. Nesse aspecto, devem ser definidos o que fazer na Semana do Trabalhador e apontar uma frase tema para evento.

Com base nisso, fica mais fácil dar um passo importante para especializar-se em organizar uma SIPAT. Vamos ver como encaixar essas atividades no seu planejamento.

Definindo o tema

Avalie o ambiente da empresa e, por meio dessa análise, defina o tema principal da SIPAT. 

Existem assuntos diversos que você pode considerar, mas lembre-se de alinhar o objetivo da SIPAT ao que a empresa mais necessita. Isso ajuda a agregar valor às atividades e, ainda, direcionamento à campanha em si.

4. Escolha das atividades

Uma vez que o tema é definido, hora de fazer com que a SIPAT seja divertida e informativa. Para isso, é importante também alinhar-se ao perfil médio dos participantes para que o objetivo seja alcançado com sucesso.

Qual atividade pode ser feita em uma SIPAT? 

Existem diferentes maneiras de engajar os colaboradores a participar e aprender com a SIPAT. Confira, abaixo, alguns meios para isso:

  • dinâmicas para SIPAT;
  • peças teatrais;
  • treinamentos;
  • palestras;
  • gincanas.

Ou seja: ações em geral que podem ser adaptadas aos temas da SIPAT.

5. Definição da programação e cronograma para SIPAT

Temas e atividades em mãos, é chegado o momento de aprender como organizar uma SIPAT ao longo de toda a sua duração.

Para tanto, tenha em mente quais são os assuntos mais relevantes e monte um cronograma que ajude a equilibrar todas de modo harmônico e que mantenha o interesse na SIPAT elevado.

E quanto tempo dura a SIPAT?

O período de atividades de uma semana é de uma semana.

6. Escolha do local para o evento e da equipe realizadora

Se a empresa não possui um local adequado para a realização do evento, experimente avaliar uma localização capaz de acomodar a todos — desde que não estoure o orçamento — de modo confortável e capaz de acomodar também as atividades planejadas.

Selecionando um coordenador para a equipe responsável pela realização

É importante contar com um membro responsável pelo evento, como um todo. Essa centralização é importante para que alguém lidere a campanha em todas as frentes e sirva de ponto de apoio para quem necessitar.

Pessoa usando colete de segurança e segurando capacete, representando segurança do trabalho e SIPAT

Quantos colaboradores devem participar da SIPAT?

Não existe uma quantidade mínima para a realização da SIPAT, segundo a Norma Regulamentadora nº 05.

7. Planeje os recursos necessários e a decoração

Com as respostas para todos os pontos acima, fica mais fácil pensar na decoração e em todos os recursos e materiais necessários. O que nos leva ao ponto seguinte…

8. Detalhamento dos orçamentos e verba para o evento

Não há evento que se sustente sem um bom planejamento financeiro e por meio do cumprimento de um orçamento pré-estabelecido.

Levante todos os custos para isso, portanto, e tenha membros engajados em monitorar as despesas para que não exceda o limite e tampouco faltem recursos para a sua realização.

9. Divulgação da SIPAT

Deve existir um atrativo convite para participação da SIPAT. Nele, as pessoas devem saber o que esperar, quais são os atrativos e porque a presença delas é fundamental — assim como os benefícios de aprender o que vai ser explorado durante o evento.

Realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)

Com todas as etapas definidas, sua equipe deve se preparar para o dia a dia da SIPAT. Para isso:

  • confirme se todos os materiais estão no seu devido lugar;
  • verifique o funcionamento de todos os recursos da instalação (como luzes, sanitários, bebedouros etc.);
  • sempre confira o bom funcionamento de eventuais equipamentos de áudio e vídeo;
  • assegure que a lista de premiações e prêmios está 100% correta;
  • cheque os brindes sorteados no dia dia a dia da SIPAT;
  • monte a lista de presença.

Como fazer e o que falar na abertura de uma SIPAT?

Lembre-se que estamos falando sobre como organizar uma SIPAT e a sua, especificamente, segue um tema previamente definido.

Use isso como o combustível da sua fala de abertura do evento e sempre promova a importância da participação de todos e da conscientização sobre o tema. Também é importante destacar o aprendizado, ali, e especialmente que todos se divirtam no processo. 

Quais são os três objetivos da SIPAT?

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho tem alguns objetivo bem definidos, como:

  • divulgação, orientação e conscientização sobre a importância da prevenção de acidentes e da segurança no ambiente de trabalho.
  • disseminar uma cultura de vigilância em saúde e segurança, para que o ambiente seja colaborativo e em prol das melhores práticas no trabalho.
  • fortalecimento do vínculo entre os funcionários e a empresa.

E por falar em segurança no trabalho, acesse o nosso site e veja como as nossas soluções contribuem ativamente para a promoção de uma rotina corporativa segura e focada em saúde e na qualidade de vida dos colaboradores!

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    Cristiano Cecatto
    Cristiano Cecatto

    Cristiano Cecatto
    Perito
    Eng.mecânico
    Eng.seg.trabalho
    Mestre eng.produção
    Membro ABHO no.1280
    Certified Machinery Safety Expert – CMSE®

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